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6 de mar. de 2008

Corinthians e o Marketing

O Sport Clube Corinthians Paulista parece estar acertando em suas estratégias de marketing, devido a recente reformulação em sua diretoria, as ações começaram a tomar corpo agora, em fevereiro. "São quatorze profissionais de comunicação e empresários que estão trabalhando no desenvolvimento e aprimoramento do marketing do clube com um incremento de receita", diz o vice-presidente de marketing Luiz Paulo Rosemberg.

Entre as diversas ações, as que mais se destacam são o Programa Fiel Torcedor, que abriu inscrições no dia 01 de março, oferecendo vários benefícios ao torcedor como facilidade na compra de ingressos, entrada gratuita no Memorial do Corinthians, desconto em pacotes Pay per view da NET, prêmios e promoções em dias de jogos com mando do Timão, entre outros, os preços dos pacotes variam de R$ 180,00 a R$ 900,00. O Programa ainda dá direito de acesso à Tv Timão, outra ação do marketing do clube, que oferece no site várias notícias e informações.
Outra estratégia que está sendo utilizada pelo Corinthians é a divulgação sobre a construção do estádio do clube, segundo notícias o terreno fica próximo ao Parque São Jorge, o projeto prevê uma acomodação para 52.000 pessoas, e com entrega prevista para 2010, segundo André Sanches, não é mais um sonho e sim uma necessidade, que firmou compromisso, juntamente com o vice Heleno Maluf e os diretores, responsáveis pelo consórcio, Eduardo Martins e Francisco Caiafa, mas que ainda precisa da aprovação do Conselho do Clube.
Quanto ao licenciamento da marca, ainda não existem acordos ou contratos com empresas especializadas, como feito entre o SPFC e a Warner Bros.
Outras ações ainda não possuem consistência suficiente.
O Programa Fiel Torcedor é o mais importante dentre eles até agora, pois proporciona muitas facilidades ao cliente e consegue trocas com empresas, demonstrando o poder de negociação da nova diretoria. Mas existem alguns obstáculos a serem transpostos, um deles é a falta de cultura do torcedor brasileiro em adquirir ingressos antecipados como ocorre na Europa e Estados Unidos. Outro problema é que as pessoas que possuem TV por assinatura, não correspondem a maioria. Mas o foco pode ser outro, explicitado nos valores das mensalidades do programa.
O Corinthians é um dos poucos times que mantêm uma TV. Segundo João Paulo de Jesus Lopes (SPFC), em palestra na ESPM, ainda não é viável financeiramente ter esse canal de comunicação.
O estádio ainda continua sendo um projeto, mas que se torna uma grande jogada de marketing pois divulga ainda mais a marca do Timão, mas há um erro que seria a possibilidade de abrigar jogos da Copa de 2014, já que as definições serão tomadas antes, e que existem políticas por trás disso que inviabilizam essa possibilidade.
Uma coisa muito positiva do planejamento de marketing do Corinthians é a evolução desse aspecto no futebol e esporte nacional.
Os internautas do blog acharam que as melhores ações de marketing do Corinthians são o Programa Fiel Torcedor e o novo Estádio. Agradeço a participação!
Karl Pinheyro

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