Enquanto no Brasil nós temos o carnaval do Rio de Janeiro, São Paulo, Olinda, Recife, Salvador e adjacêntes, nos Estados Unidos temos o Superbowl. Assim como o batuque dos nossos tamborins, surdos de terceira, agogôs e cuícas, a bola oval interrompe o final de semana normal de um americano. 
A força do futebol americano é tão impressionante que o lucro obtido com a última edição do Super Bowl (a final da NFL) arrecadou mais do que dobro da organização dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1982, a mais rentável edição da Era Moderna. Enquanto as Olimpíadas em solo californiano arrecadavam 220 milhões de lucro, o Super Bowl XLI entre Indianápolis Colts e Chicago Bears gerou um lucro de 463 milhoes de dólares para a economia.
De acordo com reportagem publicada no site GloboEsporte.com, esse montante é formado pelos gastos dos 112.403 visitantes atraídos pelo evento com transporte, hotéis, restaurantes e espetáculos, não revelando o total arrecadado com a venda dos ingressos para á grande final do dia 4 de fevereiro de 2007.
Na edição seguinte, no Super Bowl XLII, de acordo com o site oficial da NFL sobre o evento desta vez realizado no Arizona, o preço mínimo encontrado com uma semana de antecedência á data do mega-evento é de 3.000 dólares, podendo ser reduzido por meio de desconto para 1.300 dólares para aqueles que detêm um plano para toda a temporada regular.
Se o ingresso menos valorizado é de 3.000 dólares, os melhores lugares, com camarotes VIPs luxuosos podem valer 100.000 dólares, quando comprados com uma semana de antecedência.
Segundo estatísticas previstas pela própria NFL sobre o Super Bowl XLII no Arizona, a expectativa da audiência global do evento é superior á 1 bilhão de pessoas e de 144milhões de americanos. Para a NFL, o evento será transmitido para 222 países e localidades diferentes do mundo e, em 31 idiomas. O número de americanos apaixonados por este mega-evento representa aproximadamente metade da população e superior ao número de eleitores participantes na última eleição: 122 milhões.
Para tanto, segundo números da NFL, serão 3.400 credenciais disponíveis para a imprensa americana e internacional, 100 estações de rádio americanas e milhares de websites esportivos ligados ao mega-evento. Logo, um evento de audiência dessa magnitude é considerado uma ferramenta poderosíssima de divulgação. Porém, em média, o custo para um anunciante realizar uma inserção de 30 segundos nos intervalos da partida é de aproximadamente 2.5 milhões de dólares, segundo a própria NFL.
A cifra bilionária é coerente já que o Super Bowl é responsável pelas dez maiores índices de audiência televisiva da história americana. Sendo que o Super Bowl XL, realizado em 2006, foi o de maior audiência da história da televisão norte-americana. Por outro lado, no dia do evento os americanos consomem um total de 14.500 toneladas de batatas fritas e 4.000 toneladas de pipoca. Tornando-se assim o dia em que os americanos mais comem, seguido pelo Dia de Ações de Graças.
Pelo website da instituição desportiva, o evento deverá atrair 200.000 pessoas para o estado do Arizona e, estimando, uma injeção de 300.000 milhões de dólares na economia do Vale do Sol nas duas semanas que antecedem o evento.
Ontem, o NY Giants sagrou-se campeão dentro do campo do Arizona ao derrotar o New England Patriots por 17 x 14. Eli Manning (foto) foi espetacular. Mas, enquanto observamos escolas de samba fazerem milagres dentro da Sapucaí com recursos insuficientes, os americanos gerenciam com impecável eficiência o poder do Superbowl.
Jardel

A força do futebol americano é tão impressionante que o lucro obtido com a última edição do Super Bowl (a final da NFL) arrecadou mais do que dobro da organização dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1982, a mais rentável edição da Era Moderna. Enquanto as Olimpíadas em solo californiano arrecadavam 220 milhões de lucro, o Super Bowl XLI entre Indianápolis Colts e Chicago Bears gerou um lucro de 463 milhoes de dólares para a economia.
De acordo com reportagem publicada no site GloboEsporte.com, esse montante é formado pelos gastos dos 112.403 visitantes atraídos pelo evento com transporte, hotéis, restaurantes e espetáculos, não revelando o total arrecadado com a venda dos ingressos para á grande final do dia 4 de fevereiro de 2007.
Na edição seguinte, no Super Bowl XLII, de acordo com o site oficial da NFL sobre o evento desta vez realizado no Arizona, o preço mínimo encontrado com uma semana de antecedência á data do mega-evento é de 3.000 dólares, podendo ser reduzido por meio de desconto para 1.300 dólares para aqueles que detêm um plano para toda a temporada regular.
Se o ingresso menos valorizado é de 3.000 dólares, os melhores lugares, com camarotes VIPs luxuosos podem valer 100.000 dólares, quando comprados com uma semana de antecedência.
Segundo estatísticas previstas pela própria NFL sobre o Super Bowl XLII no Arizona, a expectativa da audiência global do evento é superior á 1 bilhão de pessoas e de 144milhões de americanos. Para a NFL, o evento será transmitido para 222 países e localidades diferentes do mundo e, em 31 idiomas. O número de americanos apaixonados por este mega-evento representa aproximadamente metade da população e superior ao número de eleitores participantes na última eleição: 122 milhões.
Para tanto, segundo números da NFL, serão 3.400 credenciais disponíveis para a imprensa americana e internacional, 100 estações de rádio americanas e milhares de websites esportivos ligados ao mega-evento. Logo, um evento de audiência dessa magnitude é considerado uma ferramenta poderosíssima de divulgação. Porém, em média, o custo para um anunciante realizar uma inserção de 30 segundos nos intervalos da partida é de aproximadamente 2.5 milhões de dólares, segundo a própria NFL.
A cifra bilionária é coerente já que o Super Bowl é responsável pelas dez maiores índices de audiência televisiva da história americana. Sendo que o Super Bowl XL, realizado em 2006, foi o de maior audiência da história da televisão norte-americana. Por outro lado, no dia do evento os americanos consomem um total de 14.500 toneladas de batatas fritas e 4.000 toneladas de pipoca. Tornando-se assim o dia em que os americanos mais comem, seguido pelo Dia de Ações de Graças.
Pelo website da instituição desportiva, o evento deverá atrair 200.000 pessoas para o estado do Arizona e, estimando, uma injeção de 300.000 milhões de dólares na economia do Vale do Sol nas duas semanas que antecedem o evento.
Ontem, o NY Giants sagrou-se campeão dentro do campo do Arizona ao derrotar o New England Patriots por 17 x 14. Eli Manning (foto) foi espetacular. Mas, enquanto observamos escolas de samba fazerem milagres dentro da Sapucaí com recursos insuficientes, os americanos gerenciam com impecável eficiência o poder do Superbowl.
Jardel
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