Dietmar Hopp é o homem por trás do Hoffenheim e da SAP
Getty Images
O Palmeiras está um passo à frente dos seus principais adversários. Ao
menos no que se refere à modernização de sua administração. O clube é o
primeiro do País a adotar um sistema de gestão com a marca da
multinacional alemã SAP, parceira da seleção bávara e de equipes na NBA,
na NFL e também na Fórmula 1, como a McLaren.
Na Bundesliga desde 2008, o Hoffenheim é um bom exemplo do que a
tecnológica sociedade pode render para o Verdão. No ano 2000, o Hoffe,
como é carinhosamente conhecido entre os seus torcedores, figurava na
quinta divisão do futebol alemão e não tinha qualquer perspectiva de
ascensão. Foi quando o magnata Dietmar Hopp, ex-jogador da equipe entre
1954 e 1965 e um dos fundadores da SAP, entrou na jogada. Com o apoio da
companhia, que passou a modernizar a gestão do clube desde o seu
almoxarifado, o Hoffenheim chegou em 2008 à Bundesliga e lá permanece
até hoje. Brasileiros como o volante Luiz Gustavo, hoje na seleção,
passaram pela equipe neste período.
Mas a tecnologia investida não fica somente fora de campo. O time
possui todo um aparato tecnológico para os membros da comissão técnica
poderem analisar dados dos desempenhos dos jogadores em tempo real.
“Além de ter as informações instantaneamente, a tecnologia permite que o
técnico veja toda a movimentação do treino em um tablet [ou através do
Google Glass] como se fosse um vídeo game. Ele pode, por exemplo,
corrigir erros de posicionamento com dois jogadores de um mesmo setor
que jogam longe um do outro. É incrível”, comenta Gustavo Amorim,
vice-presidente de marketing da SAP para a América do Sul.
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Com a parceria, o torcedor palmeirense também poderá ser beneficiado.
No campo do Hoffenheim, a Rhein-Neckar-Arena, inaugurada em 2009, a
experiência do espectador é bastante especial. Através de um aplicativo,
o torcedor pode reservar o ingresso, o estacionamento, o lanche e ainda
escolher aonde vai se sentar baseado na localização de seus amigos –
uma simples conexão com as redes sociais informa onde eles estão. Além
disso, um check-in no aplicativo pode detectar, por exemplo, que a sua
camisa do Hoffe está ultrapassada, que já há um novo modelo a disposição
e que você pode recebê-lo por um preço camarada – se o torcedor acertar
um desafio e apontar o exato momento em que o time balança as redes,
por exemplo, ganha um desconto equivalente ao minuto para a compra do
novo uniforme. Quanto mais sofrido, maior o desconto. Gol aos 45!
“O crescimento do Palmeiras passa necessariamente pela modernização em
sua administração e, para isso, o investimento em tecnologia é
fundamental. Com a redução de gastos que teremos em vários
departamentos, poderemos destinar recursos que eram utilizados nesses
setores para o nosso carro-chefe, o futebol”, explicou o presidente do
clube, Paulo Nobre, na época da assinatura do contrato, no final do ano
passado.
Na última edição do SAP Fórum, realizado entre os dias 10 e 13 de
fevereiro em São Paulo, executivos de alguns clubes do futebol
brasileiro estiveram presentes para conhecer a tecnologia. Grêmio e
Fluminense foram dois que recentemente negociaram com a multinacional
alemã e podem fechar contrato.
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