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12 de fev. de 2014

No ano do centenário, Palmeiras investe na modernização de sua gestão

Dado Abreu, do R7
Dietmar Hopp é o homem por trás do Hoffenheim e da SAP Getty Images
 
O Palmeiras está um passo à frente dos seus principais adversários. Ao menos no que se refere à modernização de sua administração. O clube é o primeiro do País a adotar um sistema de gestão com a marca da multinacional alemã SAP, parceira da seleção bávara e de equipes na NBA, na NFL e também na Fórmula 1, como a McLaren.
Na Bundesliga desde 2008, o Hoffenheim é um bom exemplo do que a tecnológica sociedade pode render para o Verdão. No ano 2000, o Hoffe, como é carinhosamente conhecido entre os seus torcedores, figurava na quinta divisão do futebol alemão e não tinha qualquer perspectiva de ascensão. Foi quando o magnata Dietmar Hopp, ex-jogador da equipe entre 1954 e 1965 e um dos fundadores da SAP, entrou na jogada. Com o apoio da companhia, que passou a modernizar a gestão do clube desde o seu almoxarifado, o Hoffenheim chegou em 2008 à Bundesliga e lá permanece até hoje. Brasileiros como o volante Luiz Gustavo, hoje na seleção, passaram pela equipe neste período.
Mas a tecnologia investida não fica somente fora de campo. O time possui todo um aparato tecnológico para os membros da comissão técnica poderem analisar dados dos desempenhos dos jogadores em tempo real. “Além de ter as informações instantaneamente, a tecnologia permite que o técnico veja toda a movimentação do treino em um tablet [ou através do Google Glass] como se fosse um vídeo game. Ele pode, por exemplo, corrigir erros de posicionamento com dois jogadores de um mesmo setor que jogam longe um do outro. É incrível”, comenta Gustavo Amorim, vice-presidente de marketing da SAP para a América do Sul.

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Com a parceria, o torcedor palmeirense também poderá ser beneficiado. No campo do Hoffenheim, a Rhein-Neckar-Arena, inaugurada em 2009, a experiência do espectador é bastante especial. Através de um aplicativo, o torcedor pode reservar o ingresso, o estacionamento, o lanche e ainda escolher aonde vai se sentar baseado na localização de seus amigos – uma simples conexão com as redes sociais informa onde eles estão. Além disso, um check-in no aplicativo pode detectar, por exemplo, que a sua camisa do Hoffe está ultrapassada, que já há um novo modelo a disposição e que você pode recebê-lo por um preço camarada – se o torcedor acertar um desafio e apontar o exato momento em que o time balança as redes, por exemplo, ganha um desconto equivalente ao minuto para a compra do novo uniforme.  Quanto mais sofrido, maior o desconto. Gol aos 45!
“O crescimento do Palmeiras passa necessariamente pela modernização em sua administração e, para isso, o investimento em tecnologia é fundamental. Com a redução de gastos que teremos em vários departamentos, poderemos destinar recursos que eram utilizados nesses setores para o nosso carro-chefe, o futebol”, explicou o presidente do clube, Paulo Nobre, na época da assinatura do contrato, no final do ano passado.
Na última edição do SAP Fórum, realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro em São Paulo, executivos de alguns clubes do futebol brasileiro estiveram presentes para conhecer a tecnologia. Grêmio e Fluminense foram dois que recentemente negociaram com a multinacional alemã e podem fechar contrato.

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