Páginas

2 de out. de 2009

Comitê Rio 2016 reafirma ao COI que cidade está pronta para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos

Apresentação realizada no início da tarde em Copenhague, na Dinamarca, foi a última antes votação para a escolha da sede do megaevento esportivo em 2016

O Comitê Rio 2016 realizou a apresentação final do projeto de candidatura do Rio de Janeiro para a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolimpicos de 2016 aos 106 membros do Comitë Olimpico Internacional (COI) que participam da 121 ª Sessão, em Copenhague, na Dinamarca. A apresentação do Rio, que durou 45 minutos, foi feita em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e português) e incluiu a exibição de três videos.

“Chegou a nossa hora e para nós esta será uma oportunidade sem igual. Além de um compromisso, a realização dos Jogos Olimpícos no Rio é um desejo do Estado brasileiro, portanto do povo brasileiro. Demos todas as garantias pedidas pelo COI e estamos investindo no legado”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que a candidatura Rio 2016 mostrou a capacidade do Rio como anfitrião do megaevento esportivo. “ O Brasil está pronto e o Rio de Janeiro merece receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Fizemos o máximo possível para ter a chance de organizar uma Olimpíada pela primeira vez na América do Sul”. “A economia brasileira hoje é forte e o orçamento para os Jogos está totalmente garantido” , confirmou o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, lembrando que o Brasil é a décima maior economia do mundo e está na 55ª. posição no mercado publicitário internacional.

“O Rio de Janeiro irá se beneficiar com a realização dos Jogos Olimpicos. Este será um grande momento e a cidade receberá legados com investimentos em infraestrtura e programas sociais e de segurança, sendo que o mais importante entre eles e a recuperação da autoestima da população. E o Movimento Olímpico terá sua melhor parceria, pois o Rio está pronto”.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que o projeto de candidatura Rio 2016 está em sincronia com os interesses da cidade. “O planejamento dos jogos corresponde às necessidades contempladas no Plano Diretor da cidade. Trabalhos duro para que realmente os Jogos deixem legados importantes para a populaçao”, garantiu Paes. Para o membro decano do COI, João Havelange, o Movimento Olimpico tem enorme poder de transformação. “A realização de Jogos Olímpicos tem transformado cidades, países e a vida de milhões de pessoas”.

O presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, assegurou “O Brasil está pronto, o Rio está pronto. O Rio oferece ação, garantias e oportunidade de futuro”, defendeu Nuzman. Para o Secretário Geral do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Roberto Osório, que apresentou a parte técnica do projeto, os jogos vão mudar a cara do Rio. “O desafio foi atender a todas as questões levantadas pelo COI. O Rio tem um excelente projeto técnico”,garantiu ele. O rei Pelé também está convicto do potencial da candidaura brasileira. “Mostramos que o Brasil e o Rio de Janeiro estão de fato preparados”. Isabel Swan fez de sua própria experiência como atleta olímpica a sua defesa para o Rio. “O esporte pode transformar vidas. A Rio 2016 inspirará novos talentos e encorajará a participação no esporte como ferramenta de inclusao social”.


Fonte: Site Rio 2016

0 comentários:

Postar um comentário