Páginas

30 de jan. de 2009

Uma idéia surgida na Itália pode revolucionar o vôlei mundial em um futuro próximo. Em novembro do ano passado, no All-Star Game da Liga masculina italiana, as cores da bandeira nacional foram pintadas na quadra para facilitar a visualização das transmissões televisivas, além de diferenciar melhor as áreas de defesa e ataque. Agora a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) também estuda implantar a idéia nos eventos organizados pela organização.

De acordo com a reunião da FIVB em Lausanne, na Suíça, nesta semana, a diferenciação de cores ajudaria no cumprimento das regras, como a marcação de faltas pelos árbitros, além de facilitar a visualização dos espectadores nas transmissões da televisão.

Peter Diamond, presidente da Comissão de Televisão e Novas Mídias da FIVB, explicou como será a nova medida. "Pensamos em colocar as zonas de ataque na cor branca, enquanto que as zonas de defesa terão a cor azul. Para facilitar as transmissões de TV, o piso ao redor da quadra seria em um tom de verde", confirmou.

Outro projeto apresentando na reunião foi o "Sport Moles", um sistema de contraste de cores na quadra que ajudará a detectar quando a bola caiu dentro ou fora da quadra.

A Federação Internacional de vôlei, deve inovar nas principais competições de 2009. A entidade analisou um sistema chamado de Sports Moles, que detecta quando a bola quica dentro ou fora da zona de jogo, a mesma utilizada nas competições de tênis em quadra rápida.

Após o quique da bola, o sistema envia a informação de dentro ou fora para o árbitro de cadeira e para os juízes da mesa de anotação, o que os ajuda a tomar a decisão.

O Sports Moles já vem sendo usado na Liga Italiana Masculina desde 2008.

Fonte: Gazeta Press



0 comentários:

Postar um comentário