
Há diferenças cruciais entre as duas formas e são estas diferenças que pontuam a chance de sucesso nas ações de marketing esportivo.
Ao tratarmos o futebol como um simples jogo esportivo onde duas equipes se enfrentam deixamos de lado questões importantes como: torcedores, acomodações, refeições, souvenires e, detalhes esquecidos normalmente, as horas antes e depois do jogo e os meios de locomoção. Quando um clube adota uma visão mais comercial da partida e começa a tratar o jogo como um espetáculo, um show, a área de marketing entra em ação e deve pensar no todo do evento.
Hoje os torcedores reclamam, com razão, da qualidade das acomodações dos estádios. Assistir uma partida ao vivo muitas vezes se transforma numa grande aventura tamanha são as dificuldades para se comprar o ingresso, chegar ao estádio, comer e sair do estádio. Porém será que os torcedores brasileiros estão dispostos a pagar o justo para terem isso? Sim, adianto a todos que com arquibancadas na ordem dos R$ 20 ou R$ 30 fica praticamente impossível manter um estádio como nós desejamos. E aí cairemos na seguinte questão: Se os ingressos tiverem preços acima disso o “povo” não poderá comparecer.
Um estádio, ou dentro dos conceitos que todos querem hoje, as arenas esportivas precisam ser lucrativas e para serem lucrativas o público presente ao estádio tem que ser um público capaz de consumir. Consumir não apenas o jogo, pagando ingresso e estacionamento, mas consumir alimentos antes, durante e depois do jogo bem como souvenires e lembranças. Aumentar o ticket médio da partida de futebol é necessário para aumentarmos os investimentos em acomodações para os torcedores e também para as contratações dos atores principais do espetáculo: os atletas.
Isso significa pensar no torcedor/consumidor desde o momento que ele resolve comprar o ingresso até o momento que ele volta para casa. As arenas e as ações de marketing devem ser projetadas para facilitar a vida do torcedor e todo o processo de consumo. O torcedor deve querer chegar antes da partida para poder fazer outras coisas tais como comprar produtos do clube, interagir com representantes dos clubes e outros torcedores e até mesmo se alimentar.
Consumir uma partida de futebol deve ser uma experiência única e este deve ser o grande objetivo das áreas de marketing dos clubes brasileiros: Transformar o jogo em um espetáculo e o torcedor num consumidor rentável.
Fonte: ESPN.com.br
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