Páginas

12 de fev. de 2014

Pelé diz que Brasil perdeu chance de legado com eventos esportivos

Reuters
Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO, 5 Fev (Reuters) - Diante dos problemas observados na Copa das Confederações e na preparação para a Copa do Mundo, o Brasil está perdendo a chance de deixar uma herança positiva para a sociedade, na avaliação de Pelé.
Segundo o ex-jogador, o país ganhou a oportunidade de fazer mudanças e transformações significativas com uma agenda de grandes eventos, como a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, mas nem todas as melhorias prometidas vão se concretizar.
"Tínhamos a oportunidade nesses três eventos de o Brasil trazer e levar vantagem", disse ele à Reuters nesta quarta-feira. "Era para a gente faturar bastante com turismo e tudo mais, mas infelizmente vem acontecendo tudo isso que nós vemos."
Ainda na candidatura para o Mundial, autoridades brasileiras diziam que a Copa seria uma oportunidade de o país dar um salto de qualidade em termos de infraestrutura e transportes.
No entanto, o que se viu até agora foram obras não realizadas e estádios com problemas em seu cronograma. O estádio de São Paulo, sede da abertura do Mundial, só deve ser entregue em abril devido a um acidente que matou dois operários, e a Arena da Baixada, em Curitiba, é a maior dor de cabeça da Fifa no momento, correndo risco de ser cortada do torneio, que começa em 12 de junho.
"Acho que ainda há tempo de recuperar. Tenho confiança de depois de quatro anos de luta aqui vamos entregar", disse Pelé, sem esconder a sua decepção e preocupação com a conclusão das arenas para o Mundial.
"A preocupação (sobre o atraso nos estádios) é minha e de todos nós. Queremos que tudo saia bem, mas infelizmente estamos com esses probleminhas."
Apesar dos atrasos na infraestrutura, Pelé se mostrou mais uma vez confiante na seleção brasileira e aposta no sucesso de Neymar no Mundial do Brasil.
"Neymar é cria nossa; um menino maravilhoso e essa oportunidade que ele teve de ir para o Barcelona antes da Copa foi maravilhosa para o Brasil. Ele pegou experiência importante", afirmou.
GREVE DE JOGADORES
Sobre a ameaça de greve de jogadores no futebol brasileiro, depois que torcedores invadiram o Centro de Treinamento do Corinthians, no último fim de semana, para cobrar melhor desempenho do time, Pelé disse que o momento para uma paralisação pode não ser o ideal, uma vez que o país está às vésperas da Copa.
No entanto, o tricampeão mundial com o Brasil defendeu o movimento de jogadores de São Paulo.
"Sou a favor de toda reivindicação que seja boa para a classe. O que também a gente tem que entender é que os jogadores não podem correr risco de serem agredidos por vândalos e quebra-quebra. Tem que se fazer alguma coisa", declarou ele.
Desde o ano passado, jogadores brasileiros ameaçam uma paralisação devido a problemas de calendário, atrasos salariais e outras reivindicações.
Protestos foram feitos em algumas partidas com jogadores sentados no gramado ou apenas batendo bola nos minutos iniciais das partidas, sob o comando do movimento Bom Senso, criado pelos jogadores em 2013.

0 comentários:

Postar um comentário