Procedimentos que deveriam ser adotados pelos gestores de clubes, em especial os de futebol
Quando começam a gerir qualquer tipo de instituição são várias as
perguntas que devemos fazer, entre elas, em que negócio esta a empresa?,
Qual o terreno de jogo?, as respostas a estas duas perguntas básicas
possuem um impacto relevante e o desempenho do presente e do futuro da
sua unidade de negócios.
Identificar o terreno de jogo passa por ter claramente visualizada a
necessidade que o mercado procura satisfazer, os mercados e seus
objetivos pretendidos, os produtos e serviços para este mercado e o
setor competente para tal segmento.
Falar da necessidade é falar da permanência no tempo, as necessidades
são essências insaturáveis, por que, focar o negócio e sua razão de ser
nelas , facilita a adaptação no entorno, e de contribuir com a
permanência do negócio no tempo.
As empresas que definem seu
terreno de jogo com base em processos e atividades estão condenadas ao
fracasso. Os processos e atividades se tornam obsoletos, as necessidades
não. Quem identifica com precisão a necessidade de satisfazer tem
maiores probabilidades de enconrar sempre as oportunidades, e de não
padecer na enfermidade empresarial conhecida como miopia de marketing.
Por todas estas razões, identificar o terreno de jogo é uma decisão
transcendental para a direção estratégia de uma EMPRESA ESPORTIVA.
Definir adequadamente a missão determina o sentido, pertinência e
indicação a gestão da EMPRESA ESPORTIVA. Seus líderes irão entender
porquê e para que a instituição existe e fundamentam suas decisões sobre
a base de fazer realidade esta declaração.
O anterior ajuda a demonstrar o mito a visão míope detectado no
mercado que refere ao esporte como um negocio de EQUIPE/CLUBE,
substituindo pela concepção de ESPORTE/INDUSTRIA onde somente as
empresas tem possibilidades de êxito.
Com relação a visão organizacional, podemos destacar que é o objetivo
macro que pretende alcançar a empresa em longo prazo. Este é o cenário
desejado e por isso terá que trabalhar. Uma EMPRESA DE ESPORTE deverá
responder a “um grande objetivo”, um resultado desejado a longo prazo,
que contemple visões elevadas em todos os aspectos organizacionais
respaldados na declaração de missão, incorporando o elemento “tempo” e
que se aspira alcançar este grande objetivo.
A VISÃO ESTRATÉGICA vai mais além de jogar um torneio, participar de
competições internacionais e ser campeão. Isto é considerar o sonho da
UNIDADE DE NEGOCIOS, e de seus membros e grupos de interesse de X até XX
anos.. Deverá ser uma forma de alimentação para que possa motivar o
talento humano a trabalhar para alcançar.
Nos negócios, quando as coisas se tornam difíceis, o primeiro que
alguns diretores fazem é arquivar seu PLANO ESTRATÉGICO e dedicar-se a
voltar a trabalhar o dia a dia, implantando como sendo uma ferramenta
filosófica de apoio, temos uma frase que é muito conhecida “como estamos
vivendo, vamos vivendo”, o que termina gerando catástrofes que induzem
ao fechamento do clube.
Paradoxalmente, em crise, nada mais conveniente do que ter a direção
da empresa claramente definida, sabe o quão longe ele aspira, o que
resulta em médio e longo prazo é desejado, em suma, ter uma direção
clara indicando o norte como sendo o percurso planejado.
Dar a volta ao pensamento estratégico é condenar a influência do
tempo e do ambiente, basta apagar o fogo de pequeno, médio e grande
porte que são acionados todos os dias como parte do gerenciamento é
reconhecer que, como líderes, temos muito pouca influência sobre destino
e os resultados da nossa empresa.
Planejar estrategicamente em tempos de turbulência e incerteza é uma
obrigação. Ela ensina o curso de direção e sentido para a gestão. O
planejamento é parte da solução.
Quanto aos valores em causa, são eles que descrevem os princípios que
presidem à gestão da empresa esportiva. Estes são os códigos de
conduta. Isso corrobora com a cultura da empresa a ser compartilhada por
cada um dos seus membros. Todas as decisões tomadas neste documento
estão a elaboração de valores. E para toda a sua força produtiva, o
diário.
Em resumo, a visão, missão e valores são pilares fundamentais no processo de gestão estratégica.
Fonte: administradores.com.br
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