
A profissionalização da atividade esportiva é o desafio constante para muitos profissionais. E foi pensando na gestão da atividade, na qualificação dos gestores para o novo momento do setor, principalmente com o Brasil sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que o Instituto FAL (Faculdade de Natal) e a primeira empresa de marketing esportivo do Rio Grande do Norte, a Dez Sports, confirmaram nesta sexta-feira (20) a realização do primeiro curso de Pós Graduação Gestão em Marketing Esportivo do Estado. A duração é de 18 meses, iniciando em março do próximo ano e contará com grandes nomes do desporto nacional no corpo docente.
Consultores consagrados do mercado brasileiro e internacional darão aula no RN, entre eles Rafael Plastina, Erick Beting, Fernando Fernandes, Tiago Escuro, Luiz Felipe Santoro e Alex Fernandes; especialistas potiguares também estão no timaço, como o sócio diretor da Dez Sports, o jornalista Alan Oliveira, o médico do Comitê Paraolímpico Brasileiro e do ABC Futebol Clube, Roberto Vital, e o fundador e administrador de academia, o jornalista Renato Bahia. Nesta terça-feira (24), o curso de pós-graduação será lançado em São Paulo com os professores contratados.
Há dez anos no mercado, a Faculdade de Natal sempre realiza cursos com ênfase na qualificação do corpo docente e na necessidade do mercado. “A FAL acredita que esse curso vai surpreender o mercado, já que é pioneiro e específico para uma área que está crescendo muito com a chegada da Copa de 2014”, declarou o Coordenador do Curso de Pós Graduação da FAL, Marcelo Bandiera.
O curso tem como objetivo de contribuir para a formação de gestores, atualizados com a exigência do mercado e comprometidos com o desenvolvimento dos seus empreendimentos. Segundo o Coordenador do Curso de Marketing Esportivo da FAL e diretor da Dez Sports, Alan Oliveira, o número de investimentos na área esportiva vai crescer em ritmo acelerado nos próximos anos, principalmente para o futebol, necessitando cada vez mais de profissionais capacitados.
“O futebol domina os investimentos em patrocínios no Brasil, com 63% do montante, que equivale a uma média de R$ 205 milhões por ano. Deste valor, 40% é destinado apenas para a seleção brasileira. Somando-se a isso a chegada da Copa de 2014, Natal precisa acompanhar esse novo momento logo”, afirmou Alan.
A carga horária do curso será de 360 horas e entre as disciplinas ofertadas às principais são: Gestão Estratégica de Marketing, Empreendedorismo e a Profissionalização do Desporto, Direito Desportivo, Gestão de Clubes, Associações e Arenas, Gerenciamento de carreira de atletas, Indústria dos Jogos e Competições, Medicina e Psicologia Esportiva, Comunicação Integrada no Esporte, Jornalismo Esportivo e Organização de Eventos Desportivos.
PROFESSORES CONSAGRADOS
O professor da disciplina de Marketing Esportivo, Alex Fernandes é Gerente de Marketing do Santos Futebol Clube desde 2004 e ainda ministra aulas sobre o assunto na Gama Filho (RJ) e na ECA-USP. O “Direito Desportivo” ficará a cargo de Luiz Felipe Santoro que é graduado pela Argentina em Direito, com especialização em Football Industries na Inglaterra e também trabalhou na assessoria jurídica no Barcelona da Espanha e atualmente é do Corinthians-SP e presidente do IBDD (Instituto Brasileiro de Direito Desportivo). Já Rafael Plastina, que ministrará aulas de Gestão Estratégica de Marketing, é Mestre em Administração e Marketing Esportivo pela OHIO University – (Estados Unidos) e sócio fundador de duas grandes empresas de consultoria esportiva do país.
O corpo docente ainda conta com outros professores de renome nacional como Fernando Fernandes, com as disciplinas “Organização de eventos Desportivos” e “Indústria dos Jogos e Competições”. Ele já foi consultor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de clubes de futebol, como o Corinthians, São Paulo e Atlético Paranaense.
O Jornalismo Esportivo será abordado por Erich Beting, que é jornalista formado pela PUC-SP. Erich foi repórter da Folha de São Paulo e Diário esportivo LANCE! E ainda realizou trabalhos para as revistas Placar e VIP. Atualmente é comentarista do canal BandSports, do UOL Esporte e da Máquina Esportiva .
As disciplinas “Gestão de clubes, associações e arenas” e “Gerenciamento de carreira de atletas” serão lecionadas por Thiago Roberto Scuro. Ele é graduado em Ciência do Esporte, com MBA em Gestão Empresarial pela USP (Universidade de São Paulo) e ainda ministra aulas sobre marketing esportivo pela Trevisan em São Paulo e Rio de Janeiro. Já na disciplina Empreendedorismo e a Profissionalização do Desporto, o professor será o Gildo Gugliano Júnior. Ele leciona na Universidade São Marcos-SP e está em curso de MBA Executivo em Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A aula inaugural do curso inédito em Natal ocorrerá no dia 15 dezembro e até lá as inscrições já podem ser feitas, podendo pagar mensalidades atrativas em 18 ou 24 meses. As informações podem ser feitas através dos telefones (84) 3615-8020/(84) 3615-8000. As vagas são limitadas e a expectativa é que a primeira turma seja concluída ainda no fim deste ano.
A FAL
Em 17 de fevereiro de 1999, Natal foi presenteada com uma promissora Instituição de Nível Superior. A Faculdade de Natal – FAL é resultado de um projeto da Associação Natalense de Educação e Cultura – Anec, que percebeu a necessidade da criação de uma instituição gabaritada, para atender à demanda por ensino superior de qualidade no Estado. Hoje, a Faculdade de Natal apresenta uma trajetória de sucesso, oferecendo um leque extenso de possibilidades, tendo nove cursos de graduação e dezessete de pós-graduação do mais alto nível.
A DEZ SPORTS
A Dez Sports é primeira empresa essencialmente de marketing esportivo do Rio Grande do Norte, Brasil. A equipe atua no mercado da comunicação desportiva desde 1996, mas só em 2006 surgiu o portal Deznarede.com, veículo de comunicação esportiva que deu origem as revistas especializadas, organização de eventos, prêmios, assessoria de comunicação e, agora, a essa grande jogada em 2009. A empresa potiguar oferece soluções que acrescentam valor às marcas de seus clientes e parceiros, seja na realização de consultorias, projetos, publicações, plano de ações, como também na captação e promoção de eventos.
0 comentários:
Postar um comentário