A história da Odontologia do Esporte no Brasil é marcada pela atuação do cirurgião dentista Mário Trigo, falecido em 2008. Pioneiro, acompanhou as seleções brasileiras bicampeãs mundiais de futebol de 58 e 62, além da seleção de 1966. Trigo foi, até hoje, o único cirurgião-dentista a viajar com a delegação brasileira e a receber as faixas de campeão juntamente com os atletas – em 58 e 62.
Um dos casos mais famosos dos nossos dias que comprova a importância do acompanhamento odontológico aos atletas é o episódio que envolve o jogador Ronaldo Luiz Nazário de Lima, conhecido como “Fenômeno”. Melhor jogador do mundo por duas vezes artilheiro da Copa do Mundo de 2002, aos 15 anos, Ronaldo esteve para ser cortado da equipe do São Cristóvão, clube que o revelou, por conta de sua falta de fôlego. “Mas para a sorte de quem gosta de futebol, o time do subúrbio carioca possuía na comissão técnica um cirurgião-dentista. O futuro craque da seleção tinha dois canais infecciosos e uma enorme falha ortodôntica, além de respirar pela boca. Ao tratar o problema, o jogador passou a ter o mesmo desempenho físico dos demais, pois um atleta que respira pela boca apresenta rendimento físico 21% menor, se comparado ao que respira pelo nariz. Já um canal aberto pode representar uma queda de até 17% no condicionamento”, diz o cirurgião-dentista Hilton Tiba, coordenador do CODEC, - Centro de Odontologia do Esporte do CETAO.
Durante o 1° Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto-Rendimento, o Dr. Hiroshi Suzuki, professor da Universidade de Nihon do Japão, falará, pela primeira vez, ao público brasileiro sobre as contribuições que a Odontologia vem trazendo à prática esportiva no Japão. Além de Suzuki, os participantes do evento terão a oportunidade de ouvir o médico Dr.Wagner Castropil, ortopedista, especializado em Medicina do Esporte, que divide com o público sua experiência pessoal-profissional com o esporte. Entre 1985 e 1992, Castropil foi atleta da seleção Brasileira de Judô. Foi também integrante da Equipe Olímpica Brasileira em três olimpíadas: Barcelona (1992), como atleta, Atenas (2004) e Pequim (2008), como médico.
“Para enriquecer o debate, convidamos também atletas que darão o seu testemunho sobre a importância da Odontologia do Esporte em suas trajetórias profissionais. Contaremos com a presença de Fábio Vanini, atleta de handebol do Esporte Clube Pinheiros e da Seleção Brasileira de Handebol; Cassius Duran, atleta olímpico brasileiro de saltos ornamentais; e por fim, Joon Sok Seo, nadador paraolímpico, especialista nas provas 50m, 100m e 4×50m livre, 50m costas e 50m borboleta, que além de atleta, também é cirurgião-dentista”, informa o cirurgião-dentista Alexandre Jun Ueda.
Informações e inscrições: 1° Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto-Rendimento, em 27/10/2009, das 14h às 19h, no Esporte Clube Sírio, Avenida Indianópolis, 1192. Moema - São Paulo.
Inscrições: Para participar do 1° Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto-Rendimento acesse o link: http://carreiraodontologica.wordpress.com/2009/10/15/participe-do-nosso-forum-de-odontologia-do-esporte.
Fonte: Portal Fator Brasil
0 comentários:
Postar um comentário