
GENEBRA, Suíça (AFP) — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta segunda-feira que, se o Comitê Olímpico Internacional (COI) eleger o Rio de Janeiro para organizar os Jogos Olímpicos de 2016, estes serão "os jogos mais bonitos da história".
"Acho que a beleza natural do Rio trará consigo os Jogos Olímpicos mais bonitos da história", declarou Lula à imprensa em Lausanne, Suíça, onde se encontra dias antes da apresentação da candidatura da cidade carioca ante o COI.
Os organizadores das candidaturas de Tóquio, Rio de Janeiro, Madri e Chicago disputam na quarta e quinta-feira uma sessão de pergunta e respostas junto a cem membros do COI.
A comissão de avaliação do COI, que já visitou as quatro candidatas, deve publicar seu informe sobre as cidades antes de 2 de outubro, quando está previsto que se anuncie, em Copenhague, qual será a cidade eleita para organizar o maior encontro esportivo do planeta.
"O COI deve considerar a organização dos Jogos Olímpicos como uma oportunidade para transformar a realidade de um país", acrescentou o presidente brasileiro, antes de assinalar que esse evento esportivo "precisa, da maneira mais democrática possível, percorrer todos os continentes".
Segundo Lula, os Jogos Olímpicos não devem ser propriedade exclusiva dos países ricos. "O COI deve levar em conta a importância da América Latina", enfatizou, antes de assinalar a importância do Brasil no mundo.
"O Brasil é a única das dez maiores potências econômicas do mundo que nunca organizou os Jogos Olímpicos", assinalou.
A candidatura brasileira para os Jogos de 2016 apresenta uma vantagem em relação às demais cidades porque cerca de 80% das infraestruturas necessárias para o evento já estão disponíveis, pois foram construídas para os Jogos Pan-americanos organizados pelo Brasil no Rio, em 2007.
Além disso, Lula recordou, para enfatizar a capacidade de seu país em organizar grandes eventos esportivos que, em 2014, o Brasil será a sede do Mundial de futebol.
Além de Lula, o craque Pelé, considerado o Rei do futebol mundial, se tornou uma das figuras-chave de seu país na campanha de promoção da candidatura do Rio de Janeiro para organizar os Jogos Olímpicos de 2016.
0 comentários:
Postar um comentário