
Caros,
O ano era 2004, estava acabando o meu curso de administração na Universidade Federal de Santa Catarina e me deparei com até então o maior dos terrores para um estudante universitário, escrever sobre sua monografia. Sabia que escreveria algo sobre marketing esportivo, mas não sabia exatamente, o quê? Gostaria de provar para todos a importância desta área, o retorno gerado pelo investimento. Foi quando conversando com meu orientador, decidimos que faríamos algo sobre a Unisul. Era uma equipe neutra, que estava fazendo um belo campeonato e que teríamos muito a falar.
Demorei um pouco para me situar e decidir o que queria abordar sobre a minha monografia. Lembro que um dia acordei de madrugada apavorado, por não ter decidido e nem sobre o assunto, corri para o computador as 4 horas da manhã e comecei a pesquisar sobre tudo que era ligado ao Unisul Esporte Clube. Aquilo foi me dando um certo alívio, pois vi que teria material suficiente para embasar a minha idéia e mostrar a importância do marketing esportivo para uma instituição como a Unisul.
Estudei profundamente o marketing esportivo da universidade, sobretudo o time de vôlei. Que por uma feliz coincidência sagrou-se campeã da Superliga Nacional de Vôlei. Fiquei muito feliz com isso, pois logicamente supervalorizou o trabalho, tendo retorno excelente. Realmente me encantei com aquele projeto e talvez tenha sido um dos pontos fundamentais que me fizeram decidir a seguir carreira em marketing esportivo. Por algum tempo sonhei em trabalhar lá. Cheguei a tentar, porém sem sucesso.
Justamente por tudo isso, vocês podem imaginar a minha frustração nesta semana quando li sobre a notícia da suspensão da equipe de vôlei da Unisul. Não quero nem entrar no mérito de quem é o culpado, nem polemizar com o fato da Globo não falar o nome da Universidade (já dei minha opinião sobre o assunto em colunas anteriores). Ainda acredito na sobrevivência do projeto que tinha o vôlei como carro-chefe, talvez o foco se volte para a natação que possui uma forte equipe ou o futsal. Pelo que vi ainda existe uma esperança da equipe de vôlei voltar se conseguir novos patrocinadores. Pensando nos 10 anos do projeto o resultado foi altamente positivo e quem tiver interesse posso disponibilizar minha monografia para vocês verem o quanto esse projeto era bem feito, mesmo que tenha sido há cinco anos atrás.
Aos amantes do marketing esportivo, o Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo, e a UNESPORTE estão organizando o III Encontro de Nacional de Marketing Esportivo, evento que acontece paralelamente ao 8º Fórum Internacional de Esportes. Local: Centro Sul – Florianópolis/SC Data: 28/05/2009. Mais informações pelos sites:
Caso queiram entrar em contato comigo meu e-mail é rafazanette@ibme.org.br
0 comentários:
Postar um comentário