Páginas

19 de out. de 2009

Prefeito anuncia criação de agência de investimentos para o Rio de Janeiro

O prefeito Eduardo Paes anunciou que será criada, em parceria com iniciativa privada, uma agência para promover comercialmente a capital fluminense no exterior. A agência deve potencializar as oportunidades de negócios que devem surgir com a realização dos Jogos Olímpicos na cidade, em 2016. A expectativa é que o órgão comece a funcionar já no início do próximo ano. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira, depois do prefeito participar de uma reunião com diretor-executivo da Think London (agência público-privada de atração de investimentos), Mike Charlton,

"O Think London é uma estrutura para atração de investimentos que já existia em Londres antes de a cidade ser escolhida para as Olimpíadas de 2012. A partir da escolha, a agência passou a trabalhar para multiplicar as oportunidades de investimentos. É impressionante como eles focaram na conquista de novos negócios para a cidade. Queremos isso no Rio também", explicou Paes, em seu primeiro dia de visitas à capital inglesa. A versão carioca vai oferecer consultoria aos empresários que se estabelecerem na cidade, auxiliando, por exemplo, no acesso às melhores instalações e profissionais.

Paes esclareceu ainda que pretende replicar no Rio de Janeiro algumas iniciativas de sucesso da agência inglesa. "Logo depois dos Jogos de Pequim, o prefeito de Londres, Boris Johnson, foi pessoalmente a quinze cidades chinesas para atrair investidores que tinham conexão com as Olimpíadas. Além disso, a agência mapeou toda a cadeia produtiva dos Jogos Olímpicos identificando cerca de sete mil tipos de fornecedores. Neste momento, eles trabalham para levar a maior parte desse pessoal para Londres. Quero aproveitar isso e montar essa cadeia produtiva ligada aos Jogos na nossa cidade", justificou o prefeito, que vê grandes oportunidades nos setores de turismo e novas tecnologias. Ele avisou também que quando retornar ao Rio, na próxima semana, vai ter uma reunião com a Associação Comercial, Firjan e outros atores privados para debater a criação da agência.

Nesta segunda-feira, o prefeito carioca participou também do "Global Sports Industry Congress", que reúne dirigentes de federações e comitês olímpicos, além de empresários e especialistas em marketing esportivo, para discutir sobre oportunidades de investimentos em cidades e países emergentes onde estão sendo organizados grandes eventos esportivos. Ele explicou sobre a preparação da capital fluminense para as Olimpíadas de 2016, bem como o papel dos eventos esportivos no desenvolvimento da cidade.

"Esta feira é importantíssima porque estão aqui pessoas que olham o esporte como uma atividade econômica e toda riqueza que ele pode trazer para um determinado lugar. Esse é um primeiro contato do Rio como cidade Olímpica com esses atores que investem e geram empregos e que certamente farão isso na nossa cidade também", explicou.

A agenda do projeto "Roadshow Rio Olímpico" continua na terça-feira, quando o prefeito irá visitar equipamentos olímpicos ingleses. Ele conversará com técnicos e também terá uma reunião com o prefeito de Londres, Boris Johson, que vai explicar como está sendo feita a preparação da capital inglesa para receber os Jogos de 2012. Em seguida, o prefeito carioca viaja para Atenas, na Grécia, a cidade-sede das Olimpíadas de 2004. Já na quinta-feira, Eduardo Paes deve desembarcar em Barcelona (Espanha), onde aconteceram os Jogos de 1992.

"Está sendo uma oportunidade de aprender com aqueles que estão organizando os próximos Jogos; com uma cidade como Atenas que fez uma Olimpíada bastante positiva mas não revolucionária; e, finalmente, com aquela que se modificou completamente com as Olimpíadas de 92, que é o que o Rio quer ser. O nosso modelo é Barcelona para cima. Nós queremos aprender com os acertos e com os erros dos outros, para fazer dos Jogos do Rio realmente jogos transformadores", concluiu o prefeito carioca.

*As informações são da Prefeitura do Rio de Janeiro

0 comentários:

Postar um comentário